Quinta, 28 de Outubro de 2021
°

-

Geral Saúde

Piauí vai contar com novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

A ação faz parte do projeto de fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

17/09/2021 às 07h46
Por: Redação
Compartilhe:
Piauí vai contar com novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu na tarde desta quinta-feira (16) a Coordenadora Nacional de Saúde do Trabalhador, Flávia Nogueira e Ferreira, juntamente com sua equipe. Durante a visita, o secretário tratou com a coordenadora sobre a criação de um novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Segundo Flávia Nogueira, a ação faz parte do projeto de fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no Sistema Único de Saúde (SUS). “O Piauí conta com uma Rede Integrada de Serviços para a Saúde do Trabalhador que tem como suporte técnico os Centros de Referências em Saúde do Trabalhador (CERST). O estado conta com o Cerest estadual que cobre algumas regiões de saúde como Picos, Parnaíba, Bom Jesus e o Rural que fica em Uruçuí. Para fortalecer ainda mais os atendimentos a coordenação geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, está habilitando mais um Cerest no estado do Piauí, que irá atender a região de saúde entre rios com sede em Teresina sob a gestão estadual”, explica.

A ideia é que até o próximo ano este Cerest já esteja funcionando e realizando as ações de vigilância em saúde do trabalhador, oferecendo consultas com vários especialistas em saúde do trabalhador, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, para realizarem investigação da relação de doenças e agravos com o trabalho, além de oferecer os encaminhamentos necessários para que os trabalhadores realizem o tratamento médico caso necessário.

“Esse atendimento irá representar e cobrir os municípios que ainda não possuem a cobertura de um Cerest regional e que contavam apenas com o serviço dos municípios. Este novo Cerest vem para promover a retaguarda técnica oferecendo um serviço de excelência para que os trabalhadores possam recorrer caso precisem de apoio de saúde do trabalhador”, destaca Florentino Neto, secretário Estadual de Saúde.

O serviço também irá ofertar vigilância de ambientes e processos de trabalho realizando inspeções sanitárias em saúde do trabalhador, onde as equipes vão aos ambientes e processos de trabalho, verificar os riscos ocupacionais, que podem ter alguma consequência para a saúde do trabalhador, oferecendo recomendações para as empresas, como uma consultoria do SUS para melhorar a saúde dos trabalhadores nos ambientes de trabalho, além disso faz toda parte de treinamento de saúde do trabalhador e vigilância em saúde do trabalhador para os profissionais do SUS, seja da atenção básica, hospitais e as outras vigilâncias .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias