Sexta, 03 de Dezembro de 2021
°

-

Educação Educação - Inhuma

Racismo é tema de debate entre Professores, Estudantes e a Comunidade Inhumense

Projeto proposto pelo Professor Raul Filipe envolveu estudantes e toda a direção da escola Manoel Macedo

11/07/2020 às 17h31 Atualizada em 19/07/2020 às 22h54
Por: Dyanderson Eustáquio
Compartilhe:
Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

Muito tem se comentado sobre o Racismo Estrutural. Segundo Carl E. James, o racismo estrutural é a formalização de um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que frequentemente coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e ao mesmo tempo prejudica outros grupos, sendo que, segundo ele, a sociedade é estruturada de maneira a excluir as minorias da participação em instituições sociais aumentando ainda mais o preconceito.

Em meio a este contexto e a tantas situações vivenciadas ao longo dos últimos dias, o Professor Raul Filipe, docente da escola Manoel Ferreira Barbosa de Macedo (Manoel Macedo) trouxe aos estudantes do 3° ano do ensino médio uma discussão em forma de reflexão sobre um tema ainda bastante discutido em nossa sociedade: O RACISMO!

A ideia do professor Raul Filipe foi, junto à disciplina de História, levantar debates sobre um tema tão relevante e presente em nosso dia a dia. O intuito do professor foi o de despertar questionamentos e senso crítico aos estudantes, levando-os a uma reflexão sobre o tema exposto.

A princípio os estudantes fizeram diversos questionamentos aos mais variados profissionais do município de Inhuma. Os estudantes gravavam vídeos com diversas perguntas que perpassavam sobre o tema em discussão.  

Assim que havia o retorno por parte dos entrevistados, os estudantes, juntamente com o Professor, avaliavam as respostas dadas pelos entrevistados com o objetivo de, a partir daquela construção, chagarem a um consenso e levantarem um debate a partir do local de fala de cada um dos entrevistados.

Ao final do projeto, o Professor Raul Filipe organizou um evento on-line com os estudantes compreendendo que este assunto precisa ser aprofundado de maneira crítica. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias