Segunda, 18 de Janeiro de 2021 22:14
86999100869
Anúncio
Política Valença do Piauí

Marcelo Costa anuncia quatro secretários e contrária alguns aliados

Ao que parece, o govenro Marcelo Costa será mais um a prometer o que não será feito no mandato, começando pela escolha dos cargos de primeiro escalão

25/12/2020 18h41
Por: Redação
Prefeito eleito de Valença, Marcelo Costa
Prefeito eleito de Valença, Marcelo Costa

O Prefeito eleito de Valença do Piauí para o quadriênio 2021-2024 anunciou na último dia 23 apenas 4 secretários que irão compor o seu governo a partir de 1º de janeiro. Dois deles, para supresa de aliados, interinamente. Essa é a primeira vez na história que um prefeito eleito anuncia apenas parte do seu secretariado com dois deles em caráter temporário.

 

Especula-se que já há um intenso clima de animosidade entre os aliados,  que não estão sendo ouvidos na fase pós-eleições e também pela manutenção de pessoas que não votaram em Marcelo Costa em seus cargos atuais.

 

O anúncio foi feito em entrevista concedida a uma TV e Rádio local pelo prefeito eleito Marcelo Costa, ao lado da vereadora Francisca Íris (PP) que encerra o seu mandato como vereadora e pode compor a equipe do novo gestor, ao que indica na secretaria de governo, segundo especulações.

 

Francisca Íris foi, há bem pouco tempo, uma crítica ferrenha da atual administração no que se refere à escolha de secretários. A vereadora considerou inadequada a escolha do médico Dr Francisco José para assumir a Secretaria de Obras. A crítica se dava pelo fato do mesmo ser médico e esposo da Prefeita. 

 

Marcelo Costa por sua vez escolheu o advogado e até onde se sabe, homem de sua estrita confiança, Dr. Itamar Costa, para assumir a pasta. Itamar é casado com a senhora Ivete Lima Verde, tia da vereadora progressista. 

 

Assumirá a pasta de Finanças, a irmã do Prefeito eleito, Cátia Costa, que deverá se mudar para o município a partir de primeiro de janeiro.

 

Francisca Íris, que também criticou duramente a indicação do professor, engenheiro civil e policial militar, Flávio Soares, na pasta da educação por ser cunhado do ex-secretário e agora vereador, Kássio Gomes (SD), indicou exatamente a sua própria cunhada, Ivete Xavier, para assumir a Secretaria de Educação. A vereadora, que emplacou a sua cunhada na pasta, reforça o ditado popular que diz: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

 

Quem também não é da área da saúde, mas foi indicada, embora interinamente, para a Secretaria de Saúde, foi Liduína Alencar, ex-esposa do vice-prefeito eleito, Rubens Alencar. Mais um caso de familiar indicado para assumir cargo de primeiro escalão na futura gestão.

 

Nos bastidores fala-se em insatisfação e até ruptura. Vereadores eleitos e suplentes com votação expressiva, que marcharam ao lado de Marcelo Costa, reclamam que as discussões sobre a montagem do governo, não está levando em conta a opinião de todos os aliados. Alguns reclamam que a vereadora Iris Moreira e o advogado, Dr Itamar, estão rifando e até vetando  os nomes dos aliados e fiéis combatentes de Marcelo Costa durante toda a campanha. 

 

Um exemplo é o do sindicalista e suplente de vereador, Carlos Rosa, que integrou a sub-comissão da Equipe de Transição da pasta, e tinha como certa a sua indicação como novo Secretário de Educação, foi preterido. Em postagens nos status, restou subentendida a sua insatisfação. Outros aliados que levantaram a bandeira pro-Carlos Wagner na educação, também se manifestaram insatisfeitos.  

 

Das Secretarias mais cobiçadas e com dotação orçamentária própria restou apenas a de Assistência Social, embora se saiba de disputas pelas demais secretarias e cargos. 

 

O Governo Marcelo Costa (PP) ainda nem começou, mas tudo o que foi combatido em campanha, principalmente em relação à indicação de parentes nos principais cargos da administração pública municipal só acontecia nos discursos, já que na prática o que se vê é cada família querendo aninhar os seus.

 

Marcelo Costa teve pouco mais de 40% dos votos válidos, na última eleição. As oposições que representam cerca de 60% da escolha do eleitorado valenciano já demonstram alinhamento, e ao que tudo indica marcharão unidas na eleição da Câmara.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias