Sexta, 22 de Janeiro de 2021 12:22
86999100869
Anúncio
Política Valença do Piauí

Vereadora Paula Jeanne (MDB) deverá ser eleita a nova Presidente da Câmara de Veredaores de Valença do Piauí

A presença de seis, dos sete vereadores eleitos pela oposição, em ato de registro de candidatura põe fim às especulações de que poderia haver surpresa na eleição da mesa diretora da Câmara, como ocorreu em outras legislaturas

31/12/2020 13h21 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Vereadora Paula Jeanne (MDB) deverá ser eleita a nova Presidente da Câmara de Veredaores de Valença do Piauí

Reuniram-se na manhã de hoje (31) na sede do Poder Legislativo Municipal de Valença do Piauí para registro de candidaturas concorrentes aos cargos da mesa diretora da Câmara, as vereadoras Paula Jeanne do MDB que deverá ser eleita Presidente para o próximo biênio, tendo Walmárya Moura do PTB como Vice-Presidente, Ilana Caetano do SD como Primeira Secretária e Ielva Melão do MDB como Segunda Secretária. Acompanharam o registro das candidaturas e reafirmaram o compromisso com o voto na referida chapa, a Vereadora Rafaela Sampaio do PTB e o Vereador Kássio Gomes do SD. 

 

A presença de seis, dos sete vereadores eleitos pela oposição, em ato de registro de candidatura põe fim às especulações de que poderia haver surpresa na eleição da mesa diretora como já ocorreu em outras legislaturas. 

 

A última eleição conturbada do poder legislativo valenciano se deu, praticamente na hora da votação, quando o vereador Valdefran Vieira decidiu mudar o voto depois de ter declarado apoio à ex-prefeita Ceiça Dias que na época era vereadora e concorria ao cargo de Presidente da Casa Legislativa. A mudança do voto de Valdefran foi tida como uma traição. Mesmo assim os demais vereadores que davam sustentação à vereadora Ceiça Dias e ao então Prefeito Walfredo Filho, conseguiram amenizar o quadro elegendo Getúlio Gomes para a Presidência da Câmara e empregando a derrota no grupo para onde havia debandado Valdefran.

 

O cenário atual é outro. É a primeira vez que, além dos concorrentes aos cargos da mesa diretora, participaram do ato de registro da chapa, dois vereadores que participarão apenas com o voto, como é o caso de Kássio Gomes e Rafaela Sampaio. 

 

Dos eleitos na oposição, especula-se que somente Lívia Nogueira do SD já está com as malas prontas para o desembarque na nova gestão. O que não é de se estranhar se levado em consideração o comportamento de seu tutor político, Leonardo Nogueira, que já esteve com Getúlio Gomes então candidato a prefeito e migrou para o grupo de Ceiça Dias. Eleito vereador, Leonardo tornou-se secretário de saúde na gestão de Ceiça, mas rompeu com esta, alegando divergências de projetos, e foi compor com o grupo liderado pela vereadora Íris Moreira, com direito a comemoração de aniversário onde Leonardo até deu o primeiro pedaço de bolo para a vereadora progressista que no passado tinha sido a sua principal inimiga política. Passado esse período, Leonardo voltou ao grupo de Ceiça Dias e, mesmo inelegível, insistiu em ser colocado como candidato a vice na chapa liderada pela atual prefeita. No fim o seu irmão, Leandro Nogueira teve que substituí-lo, o que foi considerado por muitos, inclusive pelos aliados, um erro estratégico da campanha.

 

Agora, antes mesmo de se encerrar o mandato da atual gestão, surgem as notícias de que Leonardo, agora representado por Lívia Nogueira, está negociando sua participação no governo de Marcelo Costa. 

 

Em se confirmando essa tendência, Leonardo e Lívia Nogueira que ensaiaram a candidatura de Lívia à Presidência da Câmara, como pode ocorrer, ao invés de retomarem a escalada na política, procurando, como diz o ditado popular, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”, descem, na verdade, mais alguns degraus e geram incertezas e desconfianças em suas bases que nunca saberão em qual lado deverão estar na política valenciana. 

 

A eleição da mesa diretora da Câmara de Valença do Piauí acontece amanhã, logo após a posse dos eleitos e há rumores de que haverá chapa concorrente, pelo menos para alguns cargos. Se mantida a tendência, Paula Jeanne e os demais membros serão eleitos para o próximo biênio sem nenhum atropelo como já foi desenhado na manhã de hoje.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias