Sexta, 22 de Janeiro de 2021 12:38
86999100869
Anúncio
Política Valença do Piauí

Mais um membro da família Lima Verde assumirá cargo de secretaria no primeiro escalão do governo de Marcelo Costa

Trata-se da ex-vereadora Francisca Iris Lima Verde, que assumirá a secretaria municipal de governo

06/01/2021 08h29 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Prefeito de Valença do Piauí, Marcelo Costa
Prefeito de Valença do Piauí, Marcelo Costa

Convidada a assumir a Secretaria de Governo na gestão do atual prefeito de Valença do Piauí, Marcelo Costa, a ex-vereadora Íris Moreira até tentou fazer um suspense, publicando em sua página em rede social que apesar de ter sido cogitada insistentemente pelo Prefeito, ia analisar se aceitaria ou não o convite que lhe fora feito, alegando que já havia dois membros do seu clã familiar em outras duas secretarias na mesma gestão. 

 

Vale lembrar que quando vereadora, Íris Moreira foi uma forte combatente contra a nomeação de membros da mesma família para ocuparem cargos na gestão municipal. Hoje o que se vê e conforme já anunciado por este portal, só no primeiro escalão do novo governo municipal de Valença, a família da vereadora já ocupa mais de 20% dos cargos de secretaria, e volta e meia algum membro da família entra em contenda com os próprios aliados como ocorreu com o chefe do PSL local, Cruz Castro. 

 

Apesar de ter tentado fazer esse suspense, colocando, inclusive, o Prefeito Marcelo Costa em situação constrangedora, pois segundo escreveu em texto publicado em rede social, a e-vereadora deixa transparecer que o Prefeito por pouco não se ajoelhou pedindo que ela assumisse o cargo ofertado. 

 

Mas como se sabe essa foi apenas uma tentativa frustrada de provocar suspense, pois o aceite já era tido como certo. Afinal quem conhece a ex-vereadora sabe que ela não recusaria sequer uma coordenação quanto mais um cargo de secretária. A própria mãe já havia antecipado opinião acerca do assunto, também em rede social. 

 

Íris Moreira já passou por várias gestões e foi uma das que mais mudou de lado por questões de conveniência. Nos últimos anos esteve dando apoio ao Dr Alcântara quando este foi prefeito, depois mudou para o médico, Dr Jarbas, quando este venceu o Dr Alcântara, que na época tinha sua mãe, Ineide Lima Verde, como vice-prefeita. Em seguida declarou apoio a Rubens Alencar que foi candidato a prefeito tendo o empresário Carlos José, seu esposo, como vice na chapa, cujos votos foram anulados pelo TSE. Na eleição seguinte tornou-se adversária de Rubens e passou a apoiar Getúlio Gomes, ao qual jurou amizade além das questões políticas, mas logo se afastou deste, quando soube de sua adesão à ex-prefeita Ceiça Dias. Neste último caso, Íris demonstrou que a posição política de Getúlio a fez esquecer de preservar a amizade que jurava em rede social inabalável independentemente da questão partidária. Desde então a ex-vereadora passou a atacar Getúlio. Agora, na última eleição, Íris Moreira fechou compromisso político com Marcelo Costa a quem deverá ser fiel desde que este não a contrarie. 

 

Como se sabe, em todas as gestões a que teve acesso, ex-vereadora sempre exigiu participação direta nos governos, o que não é uma prática incomum quando o assunto é política. No entanto, a ex-vereadora se esforça para repassar para a opinião pública que a sua presença em qualquer governo, se dá por uma exigência insistente do gestor que a enxerga como pessoa  indispensável na equipe, como se coloca agora. 

 

Contudo, o que se sabe é que em política, o que se prevalece são acordos, mesmo que parte deles não sejam integralmente cumpridos, já que sempre haverá, em qualquer gestão, aqueles que se julgam insatisfeitos ou se sentem atropelados por um ou outro membro que apoiou naquela campanha. 

 

Ao assumir a Secretaria de Governo, a ex-vereadora Íris Moreira, chamada ironicamente de “Prefeita” por alguns apoiadores de campanha, hoje insatisfeitos com o início da gestão, contraria o próprio discurso de nepotismo na gestão pública, já que a mesma tem um tio e uma cunhada em cargos de destaque no governo que ora se inicia e poderá emplacar ainda outros familiares em cargos de segundo escalão. 

 

Com Íris Moreira na Secretaria de Governo, já serão cinco os Secretários anunciados por Marcelo Costa, embora dois deles ainda de forma interina, conforme segue:

 

1. Catiane Costa - irmã de Marcelo Costa - Secretaria de Finanças

2. Ivete Xavier - cota de Íris Moreira - Secretaria de Educação

3. Dr Itamar - esposo da tia de Íris Moreira - cota pessoal do Prefeito - Secretaria de Obras (interino)

4. Liduína Alencar - ex-esposa de Rubens Alencar e sua cota pessoal como vice-prefeito - Secretaria de Saúde (interina)

5. Íris Moreira - cota de Íris Moreira - Secretaria de Governo. 

 

Caso sejam mantidas todas as secretarias, Marcelo Costa deverá anunciar ainda 8 novos secretários, além de cargos do segundo escalão que deverão ser rateados entre os vereadores eleitos, suplentes e apoiadores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias