Quarta, 24 de Fevereiro de 2021
86999100869
Cidades Discórdia

Marcelo Costa nomeia esposas de vereadores como secretárias, mas Íris Moreira não assina as portarias.

O que fica subentendido é que os vereadores Vanildo Castro e Benoni José são “personas non gratas” no ciclo de Íris Moreira.

02/02/2021 20h22
Por: Redação
Prefeito Marcelo Costa, Iris Moreira, Regina Matheus e Lilian Cavalcante
Prefeito Marcelo Costa, Iris Moreira, Regina Matheus e Lilian Cavalcante

No último dia 27 de janeiro foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios as portarias SEC/GOV nº 054/2021 e SEC/GOV nº 055/2021 datadas de 22 de janeiro do ano em curso com as nomeações de novas gestoras para as pastas da Cultura e Agricultura do município.

 

De acordo com as publicações, levaram vantagens nas nomeações os vereadores Benoni José que está no seu terceiro mandato parlamentar e indicou a própria esposa, Regina Mateus, para a Secretaria de Agricultura, e Vanildo Castro que exerce o seu segundo mandato como vereador e também indicou a própria esposa, Lilian Cavalcante, para a Secretaria de Cultura. Nos bastidores fala-se em insatisfação na base aliada do Prefeito Marcelo Costa, já que o líder do Governo na Câmara, Vereador Devaldo Nunes, pretendia indicar a irmã, Patrícia Nunes, para assumir a pasta da Agricultura. Regina Matheus já foi Secretária de Obras na gestão Ceiça Dias.

 

As informações extraoficiais são de que as nomeações ainda não tinham ocorrido pelo fato da Secretária de Governo, Íris Moreira, ter se posicionado contra as nomeações das esposas dos vereadores, alegando que essa era uma de suas maiores críticas, inclusive ao vereador Benoni a quem atacou diversas vezes na própria Câmara. No entanto, o Prefeito Marcelo Costa, sob pressão dos parlamentares, não teve como atender, dessa vez, ao capricho de sua secretária, cujos os aliados chamam, pejorativamente, de subprefeita. A informação tem sentido, pois de todas as portarias, apenas a de Regina Mateus e de Lílian Cavalcante não tem a assinatura da Secretária de Governo, Íris Moreira, podendo, inclusive, serem questionadas as suas validades, pois o documento diz expressamente Portaria SEC/GOV (de origem da Secretaria de Governo) mas é assinado pela Secretária de Administração, Iracema Alencar, e não pela titular da pasta. Nesse caso ou as portarias saem pelo Gabinete do Prefeito direto com a assinatura apenas dele ou pela Secretaria de Administração com a sua assinatura e da Secretaria de Administração isso se for juridicamente permitido. O que não pode são as portarias saírem por uma Secretaria e assinada pelo gestor de outra. Afinal de contas, Iracema Alencar, não é a Secretária habilitada para assinar pela Secretaria de Governo.

 

A possível recusa de assinatura por parte de Íris Moreira nas portarias das Secretárias Regina Mateus e Lílian Cavalcante, reforça os boatos de que a ex-vereadora quer ditar as regras até nas nomeações que deveriam ser de cunho estrito do Prefeito Marcelo Costa que era quem deveria estar de fato com a caneta e tinteiro nas mãos.

 

Não soou bem apenas essas duas portarias não terem a assinatura da Secretária de Governo como manda o protocolo, já que outras portarias da mesma data foram assinadas pela gestora. O que fica subentendido é que os vereadores Vanildo Castro e Benoni José são “personas non gratas” no ciclo de Íris Moreira. Ao se recusar assinar as portarias reforça ainda a tese de que a Secretária de Governo se posiciona como alguém que comanda e não como alguém que é comandado na hierarquia natural da Prefeitura. 

 

Restam ainda serem definidos os nomes para ocupar a Secretaria de Trabalho e Emprego e a Secretaria de Comunicação. Se forem do agrado da atual Secretária de Governo ela, talvez, assine as portarias, e se não for resta saber uma coisa: se Marcelo Costa continuará, como dizem nos bastidores, obedecendo as regras ditadas por sua Secretária. 

 

Veja a lista dos Secretários já nomeados:

 

1. Katiane Costa - Secretária de Finanças 

2. Íris Moreira - Secretraria de Governo

3. Ivete Xavier - Secretária de Educação 

4. Dr Itamar - Secretário de Obras 

5. Iracema Alencar - Secretária de Administração 

6. Liduína Alencar - Secretaria de Saúde

7. Suzana Alexandrino - Secretária de Assistência Social 

8. Regina Matheus - Secretária de Agricultura 

9. Lilian Cavalcante - Secretária de Cultura

10. Louis Adnan - Secretário de Meio Ambiente

11. Danilo Torres - Secretário de Esporte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Sobre o município
Notícias de Valença do Piauí - PI
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (25/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias