A Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest) finalizou, nesta terça-feira (9), as visitas aos centros de produção de Teresina. Hoje, a Secretaria coordena 16 centros, espaços cedidos pela PMT aos micro e pequenos empreendedores para que eles possam produzir e comercializar seus produtos e serviços, localizados nas zonas norte, sul, sudeste e leste da capital.
Segundo a secretária da Semest, Gessy Fonseca, as visitas têm a finalidade de conhecer o funcionamento dos centros e as necessidades dos empreendedores. Para que se possa atuar de forma eficaz na melhoria dos espaços e contribuir para o desenvolvimento dos mesmos. “Pudemos conhecer as necessidades dos empreendedores – modernização da infraestrutura, divulgação e fomento, por meio de posts em redes sociais e a retomada das feiras. Agora vamos trabalhar para atendê-las, idem fiscalizar, para que os centros possam gerar mais emprego e renda”, disse Gessy Fonseca.
Para a permissionária do centro, localizado no bairro São Joaquim, Maria Soares, o centro de produção é importante para o sustento de muitas famílias e essa visita feita pela equipe da Semest é relevante para a melhoria dos pontos. “Era o que eu esperava dessa nova gestão, que fosse mais presente e nos ouvisse. Pois os centros de produção são uma mãe pra gente, muitas mulheres, assim como minhas filhas e eu, tiram o sustento de suas famílias daqui”, ressaltou a permissionária.
Cada centro de produção tem de 12 a 42 boxes, onde a população tem acesso a inúmeros produtos e serviços, como: confecções, calçados, artesanato, conserto de peças e móveis, produtos e roupas personalizados, acessórios, produções temáticas para festas e muito mais. Além de ser uma opção para os moradores que não podem ou não querem se deslocar até o centro da cidade para comprar. Como é o caso da estudante, Silvana Barbosa.
“Frequento o centro de produção Padre Eduardo, porque gosto. As peças produzidas são de qualidade e têm um preço justo. Sem contar a praticidade, é perto da minha casa e tenho a opção de fazer meus pedidos pelo instagram, em algumas lojas”, afirmou a estudante.
Equipe Semest está atuante
Em menos de um mês de gestão, todos os pontos coordenados pela Semest – oito lavanderias comunitárias, mais de 50 lojas no Polo Cerâmico do Poty Velho, Associação Teresinense dos Profissionais em Olarias e os dezesseis centros de produção de Teresina- foram visitados e os empreendedores e usuários dos locais puderam ser ouvidos e a equipe pôde ver a necessidade dos locais e dos trabalhadores.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °