Jogos de tabuleiro e de cartas. Uma maneira lúdica de exercitar habilidades como poupar, empreender, investir e planejar gastos para crianças a partir dos primeiros anos escolares até o ensino médio. Essa é a proposta inovadora do Instituto Brasil Solidário com o Projeto Vamos Jogar e Aprender, que já faz parte da grade curricular de 4 municípios do Piauí, atendendo 9.795 alunos da rede pública de ensino da região. As ações seguem em expansão, e está com equipe em campo nesta segunda e terça, dias 29 e 30 de julho em Ribeiro Gonçalves (PI), com formação gratuita para os educadores, chegando na região a partir da parceria com a Echoenergia, do Grupo Equatorial Energia.
O objetivo é trazer para dentro das salas de aulas das escolas públicas o interesse pela educação financeira através de um método leve, divertido e interativo. O projeto envolve a distribuição gratuita de todo o material pedagógico dos Jogos Piquenique (tabuleiro) e Bons Negócios (cartas) e novidades como o jogo PIC$ (www.jogopics.com.br) que fala do endividamento. O projeto alcançou este ano o marco de 1,5 milhão de alunos beneficiários em todo o Brasil e segue com vagas abertas para adesão de novos municípios.
As ações incluem uma capacitação gratuita EaD - Ensino à Distância de Educação Financeira, onde os educadores recebem um treinamento prático sobre o uso dos jogos, com acesso a uma plataforma exclusiva para as atividades e conta com 52 planos de aula, apresentando todo o material do projeto, que reúne cerca de 320 habilidades alinhadas à Nova Base Nacional Comum Curricular, com modelos de sequências didáticas que visam auxiliar na elaboração do planejamento em sala aula e a inclusão das atividades de forma transversal e multireferencial.
O projeto trabalha um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas, onde alunos a partir de 6 anos de idade, já começam a participar das atividades, introduzindo além dos conceitos de educação financeira e fiscal, outras questões interdisciplinares, como por exemplo economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.
Além das ações nacionais, a iniciativa já conseguiu ultrapassar as fronteiras do país, alcançando outras escolas da América, a exemplo do Chile, Colômbia, México, Uruguai, Argentina e El Salvador. A iniciativa conta com apoio de uma aliança pela educação financeira, envolvendo empresas e instituições que viabilizam a expansão do projeto no Brasil e América Latina e tem como membros Bank of America, Nu Bank, John Deere, BTG Pactual, Newave Energia, Instituto Ultra, Echoenergia, Grupo Equatorial, B3 Social, Instituto XP, entre outros, além de pessoas físicas.
Segundo Luis Salvatore, Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário, graças às atividades realizadas por meio do projeto, crianças e adolescentes aprendem conceitos básicos de finanças pessoais.
“Falar de educação é tratar também de economia sustentável, da importância das energias renováveis, do cuidado com o meio ambiente. Estamos falando de um tema transversal que é Lei e precisa ser reforçado dentro das escolas, e que auxilia ainda diretamente a matemática e a língua portuguesa. A ação proporciona não só a melhoria desses índices do ensino público no Brasil, como também a transformação comportamental e das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto”, destaca.
FORMAÇÃO EM RIBEIRO GONÇALVES (PI)
Nesta segunda e terça, dias 29 e 30 de julho, o Instituto Brasil Solidário em parceria com a Echoenergia, do Grupo Equatorial Energia, está com equipe em campo promovendo dois dias de capacitação sobre educação financeira e planejamento pedagógico, incluindo um diálogo sobre a implementação do material doado de forma interdisciplinar, com rodada dos jogos Piquenique, Bons Negócios e PIC$.
A formação está sendo realizada de forma gratuita, das 07h30 às 17h30, na Escola do Futuro, que também recebe obras de ampliação da biblioteca e doação de acervo com o projeto, com vagas abertas para os educadores da rede pública de ensino da região. As inscrições estão sendo mobilizadas com apoio da Secretaria de Educação de Ribeiro Gonçalves. Além do município, o projeto já possui atuação histórica em escolas de Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Caldeirão Grande do Piauí.
INSCRIÇÕES NOVOS MUNICÍPIOS
As cidades interessadas em aderir gratuitamente ao projeto do IBS podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde há o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br
Jogos da Família Vamos Jogar e Aprender: Piquenique, Bons Negócios, PIC$, PIC$ BIO
PIC$: é um jogo de cartas dinâmico, que envolve estratégia na gestão de gastos e planejamento consciente. As cartas são divididas em 4 categorias principais: conquistas e supérfluos, bem-estar e estilo, gastos essenciais e gastos de emergência. Vence quem conseguir equilibrar melhor as suas contas e concluir com o menor endividamento.
PIC$ BIO: segue a mesma jogabilidade e traz um tema relevante e transversal aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ideias sobre como podemos diminuir nossa pegada ambiental, com consciência e estratégia. As cartas são organizadas em 4 categorias: preservação do solo, preservação da água, fauna e flora e qualidade do ar. Vence quem terminar com a menor pegada ambiental e comportamento amigo do planeta.
Os jogos já estão disponíveis no mercado através do site: www.jogopics.com.br
Alguns números do IBS
26 Estados
439 Cidades
5.568 Escolas
94.387 Docentes
1.529.066 Alunos
Meta é chegar a 12 MI até 2030
Eficácia – 92% recomendam o projeto para outros professores; elevação de IDEB de cerca de 30% com aplicação em 36 meses de projetos; 70% de comprovação de mudança comportamental em projetos medidas por avaliação externa anual. Projeto alinhado ao Banco Central do Brasil (Aprender Valor), Sebrae e a OLITEF - Olimpíada do Tesouro Direto 2024.
Comunicação IBS
Gabriela Martins
85 99922-7266
Meg Cotrim
11 99182-8180
Mín. 21° Máx. 41°