Anúncio
Geral Licitações

Farra das licitações e contratos de inexigibilidade suspeitos em Valença do Piauí

O que fundamenta a suspeita, é que todas as empresas contratadas ou que tem vencido as licitações pertencem aos correligionários políticos de Marcelo Costa.

11/03/2021 07h57 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Prefeito Marcelo Costa (PP)
Prefeito Marcelo Costa (PP)

Apesar do Tribunal de Contas do Estado - TCE/PI estar cobrando insistentemente que as prefeituras se abstenham de fazer processo de licitação presencial, optando pela modalidade de Pregão Eletrônico, prefeituras como a de Valença que possuem estrutura com internet banda larga de excelente qualidade, preferem contrariar a corte e promovem uma farra de publicações de licitações na modalidade presencial.

 

Repercutiu em toda a imprensa os altos custos com contratação de advogados e escritórios de advocacia com valores elevados para atuarem no município, fora os advogados nomeados por meio de portarias. Segundo denúncias, muitos desses escritórios e advogados trabalharam na campanha do atual Prefeito Marcelo Costa (PP) e de cara se percebe o direcionamento das contratações que foram feitas por inexigibilidade, sem direito a concorrente.

 

No último dia 10 de março foi publicado no Diário Oficial dos Municípios documento que versa sobre a contratação de empresas para fornecimento de combustíveis. Duas coisas chamaram a atenção. Primeiro a modalidade da licitação que contraria a recomendação do TCE, segundo que uma das empresas vencedoras tem, não por acaso, entre os sócios administradores, o senhor Luciano Coelho de Oliveira, que foi um dos coordenadores da campanha de Marcelo Costa à Prefeitura de Valença do Piauí. De acordo com o extrato da publicação, a empresa poderá faturar quase 2 milhões de reais da Prefeitura de Valença. Além do Posto Berlengas, saiu vencedora na mesma licitação para também poder faturar até 2 milhões de reais, o Posto Valentim, cuja razão social é A C ARAUJO XIMENES COMERCIO DE PETROLEO . 

 

Ao todo, de acordo com o resultado do processo licitatório nº 015/2021, as duas empresa poderão faturar quase 4 milhões de reais em combustível para o município de Valença do Piauí. 

 

No desejo de publicar o chamado Termo de Adjudicação muito provavelmente às pressas, esqueceram de mudar o nome do município, e o documento, então, que é notoriamente uma cópia, saiu mais uma vez com um erro grosseiro e primário. No lugar que deveria constar Prefeitura de Valença do Piauí, consta, na verdade, Prefeitura de Marcolândia - PI.

 

No mesmo dia foi publicado também termo de confirmação do processo licitatório nº 039/2021, na modalidade Inexigibilidade nº 013/2021, que tem como objeto a contratação de empresa especializada para serviços fiscalização e acompanhamento de obras de engenharia, alimentação de sistemas de monitoramento de obras e consultoria técnica de engenharia na análise de licitações para a Prefeitura Municipal de Valença do Piaw -PI, tendo como contratado a empresa AGILIZA ENGENHARIA E SERVICOS IMBILIARIOS LTDA, CNPJ: 19.455.407 /0001-31, com o valor de: R$ 2.700,00 ( dois mil e setecentos reais) mensais.

 

O que fundamenta a suspeita, é que todas as empresas contratadas ou que tem vencido as licitações pertencem aos correligionários políticos de Marcelo Costa. São empresas de pessoas que participaram ativamente da campanha do atual prefeito, exercendo funções da linha de frente. A Agiliza, como todos sabem, tinha até pouco tempo Rubens Alencar Segundo, filho do atual vice-prefeito como sócio-fundador e Lucas Ramon Silva Ferreira Dantas, filho de Lucide Ferreira Dantas que possui Portaria de Diretor Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí, cuja secretária é a senhora Liduina Alencar, mãe de Rubens Alencar Segundo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piauí
Sobre Piauí
Notícias de todo Piauí
Sobre o município
Notícias de Valença do Piauí - PI
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias