Anúncio
Geral Seguro

Motoristas por Aplicativos buscam apoio de Deputados Federais do Piaui para aprovação de Lei que força Uber e 99 Pop a pagarem Seguro Veicular

O PL 3498/19 é de autoria do Altineu Côrtes (PL-RJ).

28/04/2021 11h07 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Motoristas por Aplicativos buscam apoio de Deputados Federais do Piaui para aprovação de Lei que força Uber e 99 Pop a pagarem Seguro Veicular

Motoristas de Aplicativos que atuam em Teresina, estiveram, no início desta semana, reunidos com Deputados Federais da bancada do Piauí para discutir o projeto de lei que tramita na Câmara Federal, obrigando as empresas a contratarem seguro de vida e de automóvel para os motoristas de aplicativo. O PL 3498/19 é de autoria do Altineu Côrtes (PL-RJ).

 

Nesta terça-feira (27/04), os Deputados Federais Marina Santos(SDD) e Merlong  Solano (PT) ouviram representantes dos motoristas interessados na aprovação do PL e dispuseram em dar atenção especial à proposta, bem como, em buscar melhorar a relação dos motoristas com as operadoras, levando para o Congresso Nacional a preocupação sobre essa temática.  

 

Segundo Phablo Henrique, que corre pelos aplicativos Uber e 99 Pop há mais de 2 anos, as operadoras lucram bilhões e sempre que são chamadas para dividir custos necessários com os motoristas, eles alegam não terem responsabilidade ou vínculo. Mas se qualquer motorista passar a rejeitar muitas chamadas em pontos de risco ou chamadas de deslocamentos de longa quilometragem, as plataformas aplicam punições, como bloqueio da conta do motoristas e até expulsão da atividade. Ou seja, a relação existe apenas para prejudicar os motoristas.

 

Érico Luiz alega que chamar as operadoras para dividir responsabilidades de custos, seria uma forma de minimizar o prejuízo com as perdas com relação ao alto custo de vida do brasileiro que aumentou muito nos últimos anos, já que, desde 2016, as operadoras não ajustaram os repasses do valor da tarifa para os motoristas.  "Tudo ficou mais caro, e o repasse da tarifa caiu". Afirma Érico.  

 

O Deputado Federal Fábio Abreu que faz parte de uma das Comissões para análise de projetos de Lei na Câmara Federal, foi sorteado para ser o relator deste PL, e para melhor atuar nesta análise, convidou alguns motoristas para contribuir com informações que podem ajudar na aprovação do relatório. 

 

Na última segunda-feira (26/04), em reunião com o Deputado Federal Fábio Abreu, as lideranças dos motoristas por aplicativos, Phablo Henrique, Roberta Dantas, Francisco Batista, Alexandre Herculano Jorge Luiz e Josias Melo e, posteriormente, com outra entidade de motoristas, todos ficaram de retornar com um documento que firmará a posição dos motoristas sobre a proposta do PL.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jornalista Thiago Maciel
Sobre Jornalista Thiago Maciel
Thiago Maciel é Bacharel em Direito e Jornalista no estado do Piauí.
Teresina do Piauí - PI

Teresina do Piauí - Piauí

Sobre o município
Notícias de Teresina - PI
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias