Anúncio
Geral Parceria

MPPI realiza a entrega de equipamentos de token doados à Polícia Militar do Piauí

Os equipamentos serão utilizados, principalmente, no registro de TCO – Termos Circunstanciados de Ocorrência, efetuados por policiais militares no Sistema do PJe (Processo Judicial Eletrônico).

03/05/2021 09h40
Por: Redação
MPPI realiza a entrega de equipamentos de token doados à Polícia Militar do Piauí

O Ministério Público do Piauí realizou nesta quinta-feira, 29 de abril, a entrega de 100 tokens para a Polícia Militar. A doação foi feita pela Procuradoria-Geral de Justiça a partir de solicitação do CAOCRIM (Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais).

Os equipamentos serão utilizados, principalmente, no registro de TCO – Termos Circunstanciados de Ocorrência, efetuados por policiais militares no Sistema do PJe (Processo Judicial Eletrônico). Os tokens são dispositivos eletrônicos usados, entre outras funções, para garantir a segurança e a confiabilidade de informações registradas em documentos. Para ser utilizado, o token deverá ser conectado ao computador por uma porta USB no momento da assinatura de documentos. Após a inserção, o portador deverá inserir sua senha de certificação digital e a assinatura será validada por meio de criptografia. Os tokens doados pelo Ministério Público vão ser distribuídos em várias unidades da PM por todo o Piauí.

Pela manhã, o comandante-geral de Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, esteve na sede da Procuradoria-Geral de Justiça para receber os aparelhos. A entrega foi feita pela promotora de Justiça Luana Azêredo, coordenadora do CAOCRIM, e pelo Assessor Militar da PGJ, o tenente-coronel Leonardo Castelo Branco. À tarde foi realizada uma reunião entre o chefe da corporação e a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, para oficializar a doação. Além dos dois, participaram também do encontro os promotores de Justiça Luana Azerêdo e Assuero Stevenson, o subcomandante da PM-PI, coronel Sousa Filho, o corregedor da PM-PI, o tenente-coronel Manoel da Costa Lima, e demais integrantes da polícia.

Em sua fala, durante a reunião, a chefe do Ministério Público Estadual ressaltou a importância da parceria entre a instituição ministerial e a Polícia Militar. “Reafirmamos o nosso compromisso com essa valorosa instituição do nosso estado que é a Polícia Militar. Reconhecemos e respeitamos muito o trabalho que o órgão tem promovido em favor da nossa sociedade. Quero dizer que vivemos um momento de maior necessidade de caminharmos juntos, de forma colaborativa, com interlocução para trabalhar em prol da segurança do nosso povo”, disse Carmelina Moura.

O comandante-geral da PM, coronel Lindomar Castilho, destacou que a doação dos tokens representa um passo importante para a modernização da Polícia Militar. “Quero agradecer aos promotores de Justiça Luana Azerêdo e Assuero Stevesson por sempre procurarem fortalecer essa parceria entre o Ministério Público e nossa instituição. Agradeço ainda a procuradora-geral, Carmelina Moura, pela sensibilidade em cooperar com nossa atuação por meio dessa doação e também de outras ações que temos desenvolvido. Quem ganha é a nossa sociedade com esse diálogo”, disse.

O PJe é sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar nas Justiças Federal, Estadual, Militar dos Estados e do Trabalho.

“É muito importante para o nosso trabalho que a Polícia esteja bem equipada porque são os policiais que fazem os registros iniciais de fatos que vão interferir diretamente no trabalho desempenhado pelo MP. Assim, para nós, é muito gratificante colaborar para o melhoramento do trabalho da PM. Finalizo rendendo agradecimentos a todos os policiais militares do estado”, avaliou a promotora Luana Azerêdo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jornalista Thiago Maciel
Sobre Jornalista Thiago Maciel
Thiago Maciel é Bacharel em Direito e Jornalista no estado do Piauí.
Teresina do Piauí - PI

Teresina do Piauí - Piauí

Sobre o município
Notícias de Teresina - PI
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias